Brasil

Brasil

HOTÉIS RURAIS

1 de septiembre de 2020

A década de 90 marcou o início dessa modalidade ao sul do Rio Colorado. Antes do final do século, vários extensionistas do INTA e professores da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UBA, entre eles Ernesto Barrera, perceberam o valor das fazendas patagônicas como um destino exclusivo e estimulante.

Foi então que um grupo de produtores afetados pelas cinzas do vulcão Hudson e pela queda do preço da lã procuraram alternativas para salvaguardar suas enormes extensões que haviam herdado de seus ancestrais galeses, espanhóis, croatas ou italianos.

Não tiveram outra escolha e suas pequenas, coloridas e rústicas casas abriram suas portas nas províncias andinas. As lutadoras patagônicas rapidamente se tornaram luxuosas hospedeiras de turistas de todo o mundo deslumbrados por uma geografia acidentada e misteriosa.

Foram eles, com os seus filhos ainda pequenos, que foram incentivados a valorizar a experiência e aqueles que os convidaram a participar na vindima nas hortas familiares e na preparação dos pratos típicos que receberam como herança nos seus antigos fogões a carvão. Os homens partiam de madrugada para pastorear o gado, para os campos e para a tosquia. Eles voltavam ao anoitecer para se juntar às agradáveis ??mesas compartilhadas.

Assim nasceu o Agroturismo fortemente identificado com o ecoturismo, uma modalidade artesanal quase única no mundo que oferecia aos viajantes a possibilidade de compartilhar experiências cotidianas com os proprietários, à vezes com as limitações de uma casa de família, mas sempre carregada de emoções e de aventuras.

Assim, o prazer que um ambiente familiar acolhedor proporciona foi aliado à possibilidade de sentir na pele o vento frio e altivo que vem do Atlântico ou talvez do Pacífico.

Em breve outros produtores do Rio da Prata, movidos por problemas semelhantes, também transformarão seus campos em lugares para uma estadia emocionante com todas as especiarias que a natureza oferece em seu estado mais puro: cavalgadas, caminhadas sob neve, passeios de charretes, dias intermináveis ??de pesca nos lagos gelados da Patagônia.

Ao longo dos anos, os empresários agrícolas e prestadores de serviços começaram a replicar as experiências por todo o país, sempre orientados por profissionais e especialistas que acabaram desenhando um formato de férias inédito que valoriza com igual intensidade o patrimônio dos povos que chegaram e da paisagem rural.

Em ambos os lados do "Plata", os estabelecimentos rurais foram pulverizados com propostas únicas, mas com denominadores comuns que não excluíam churrasqueiras improvisadas no meio do nada.

Os portões foram finalmente abertos e deram lugar a outras produções sustentáveis ??que permitiram gerar novos negócios e com eles novos empregos ligados à área da hotelaria. A vinificação ao oriente, a maricultura ao ocidente, o artesanato no norte e a lã ao sul adquiriram então uma nova dimensão ao somar as suas forças aos programas turísticos que o campo oferece incessantemente.

A Lei Nacional do Turismo 25997 deu um forte impulso ao setor, em declarar o Turismo Rural de interesse nacional e como atividade socioeconômica, estratégica, essencial para o desenvolvimento do país e prioritária entre as políticas de Estado.

"Hoje, os casarões em estilo de palácios erguem-se graciosamente de cada lado do" Plata e exibem orgulhosamente as pegadas dos ousados ??fundadores que desafiaram todos os perigos apenas com sua coragem. Por sua vez, a crescente deterioração da vida urbana tem favorecido o turismo alternativo, tornando-se uma tendência crescente em todo o mundo pelos benefícios que traz à vida pessoal e comunitária.

Na Argentina, a modalidade adquire cada vez mais diversidade, sofisticação e incluem cardápios sofisticados, partidas de pólo, caminhadas, esportes radicais e até o culto a santos padroeiros em festas populares com violões, danças, pastéis de milho, um copo de vinho ou um mate bem preparado.

A chegada de um público com interesses específicos e com abundante informação obriga os proprietários de hotéis rurais a incluir pormenores típicos da hotelaria tradicional que antes eram desconhecidos e que hoje n?o podem ser ignorados.

O Turismo Rural no novo milênio é também uma excelente oportunidade para os pequenos e médios produtores regionais, que poderão mostrar as suas culturas emblemáticas acrescentando valor aos pratos e às compras dos viajantes.

O impacto econômico não tardará em chegar e por isso os estabelecimentos rurais devem incorporar atrativos que dêem à estadia, seja na paisagem montanhosa ou na imensidão dos pampas, o qualificador de experiências únicas e intransferíveis.

Atrás ficaram as primeiras experiências em pequena escala. As propriedades palacianas ou menores têm a oportunidade de exibir com orgulho o estilo proverbial de nossa gente do campo, aberto, simples, fraterno, sincero. Dessa conjunção, natureza, conforto e aconchego, surgirão um modelo de hotel que continuará a ser escolhido pelos viajantes do mundo que não hesitarão em mencionar a Marca Argentina.

O Livro de Meu Hotel, agora o Livro da Minha Estadia vai registrar momentos de um lazer diferente que será recheado de imagens nostálgicas que os hóspedes carregarão em suas retinas. Eles certamente as recomendarão em suas plataformas digitais.

Formadores AC