Olá Queridos Amigos Hoteleiros
Continuando com a
nossa conversa da última nota quero lhes contar , que é muito mais do que falamos anteriormente porque o passageiro hoje em dia procura o tempo todo achar o ideal mas mistura tecnologia com prazer e muitas vecez uma coisa não vai com a outra certo?
Então chegamos ao ponto 4 para comentar as necessidades dos paxs quando procuram para suas viagens a hospedagem .
5-Nessa estadística feita com os brasileiros se comprovou que hoje os turistas procuram diversidade e aventura ao mesmo tempo, o que é que quero dizer, que a gente não se conforma com hotéis convencionais , se não que brinca com a ideia de procurar e se hospedar em um hotel baixo na terra, na àgua, dentro de uma caverna ou refúgios em uma selva , especialmente aqueles que já viajaram muito pelo mundo e procuram coisas diferentes fora do comum e a imaginação também chegou a hotelaría né ?
6-A Sustentabilidade também é um problema atendido pelos viajantes no mundo, mas aqui no Brasil também a gente começou a se preocupar que também os hoteleiros tenham em conta esse ponto tão discutido hoje em dia pelo mundo .
E os passageiros pedem que possam fazer atividades dentro dos hotéis que possam compensar o impacto ambiental de sua estadia . Na atualidade nas praias de alguns destinos brasileiros a gente começou também a se juntar em grupos para recolher os plásticos e lixo das mesmas já que também se inclui o desastre ambiental com os animais que dia a dia morrem afogados por sacolas e materiais nocivos para eles .
7-Você escutou
** MENOS POR MAIS **, seguro sim ? tudo bem , mas os viajantes que antes pegavam 15 dias, 1 mês de férias na atualidade é impossível e não só no Brasil claro, no mundo , mas o brasilero começou a consumir além das férias tão esperadas ao final do ano , também pega dias no fim de semana e aí é onde o turista procura alguma coisa diferente com preços mais baixos que quando fica mais días.
O brasileiro está procurando o que chamamos Viagens Simplificadas onde o hotel ofereça diversão diferente misturando a criatividade com a natureza, criando pacotes especiais mais do que o hotel oferece dentro dos seus serviços.
8-E como ponto final, uma das coisas que nessa pesquisa com os brasileiros foi muito forte e que eu vejo como agente de viagens também à relação.
*VIAJANTE-INFANCIA-LEMBRANÇA*-Quer dizer que o turista com tanto problema hoje questão económica, pessoal, espiritual, e outras consequências está procurando que os hotéis deixem na sua mente, além de um bom serviço, também uma lembrança autêntica relacionada com vivências da sua infância e bem-estar que lembrem por muito tempo.
Com toda essa bagagem de sensações que o turista vive durante o ano, tenho sempre passageiros que pedem coisas diferentes , que voltam ao mesmo hotel que ficou com seu casal já ausente , que passou férias com seus filhos já maiores e não compartilham mas as férias com eles , e muitos mais porque as vecez uma viagem, um hotel especial ou diferente marcou o inicio inclusive de novas vidas em outros destinos fora do seu pais de origem, e isso posso lhes assegurar por experiencia própria .
Você sabe que é a Hospedaria?
Quando em turismo e hotelaria se ensina e capacita aos futuros hoteleiros e agentes de viagens , os docentes ajudamos a entender que durante anos em América do Sul a hotelaria foi levada pela Lei do ano 50 da Espanha onde a as suas características eram diferentes as atuais, por tanto os Resorts, Hostel, Bed & Breakfast, e outras formas de hospedagem não se encontram dentro dessa lei então assim, os hoteleiros criadores dessas opções podem ter Libertade de construir e implementar o que quiser porque a regulação está aberta assim para estabelecer novas formas e assim que foi positiva essa ideia .Este é um tema que geralmente bato o papo com iniciantes na hospedagem que nunca trabalharam nem estudaram e tiveram a oportunidade de viver ou um dinheiro para investir e elegeram a hotelaria e não entendem as diferencias .
A palavra
Hospedaria não é uma coisa que nasceu agora se não que foi a primeira ideia de hospedagem na época antiga como a Idade Media onde as pessoas viajavam por varios dias comercializando seus produtos e procuravam cama e comida.
Alguns tenham quartos individuais e outras compartilhando com varias camas , claro que também já nessa época mais que agora existiam as diferencias de perfil, origem, posição social então a gente se misturava de acordo com o seu perfil. Por isso se diz que foi durante o Império Romano que começou este tipo de serviço mais de luxo para os nobres com o nome em latim de
Hostelium .
Claro que uns dos grupos mais habitantes dessas hospedarias foram os religiosos ou peregrinos que viajavam muitas horas, dias e até anos para cumprir com seus objetivos espirituais levando a palavra do seu Deus.
Roma, Egito, Grécia, Índia, foram as principais cidades onde este tipo de hospedagem existiu. E com o tempo a ideai de oferecer serviços além para aquele que viajava por motivos comerciais ou religiosos também foram os nobres os que começaram a usar esses serviços para lazer e diversão como descanso . Em livros e filmes históricos poderemos assistir momentos de como grandes poderosos como
César, Napoleão, e muitas rainhas como
Cleópatra tenham navios inclusive com serviços de uma hospedagem em terra firme, e assim foi que com o tempo foram-se adicionando mais serviços que hoje são usados por muitas pessoas de todos os estilos de vida e seguirá se acrescentando porque a criatividade do ser humano cada dia precisa e necessitam criar mais elemento para se satisfizer e desfrutar os seus momentos de plenitude como de se refugiar nos momentos de tristeza.
Então , seguimos nos próximos artigos sim ? Até a próxima conversa. Abraço