Gestão

Gestão

Sazonalidade: O que é e como combater os efeitos na hotelaria

É importante para quem atua no setor hoteleiro entender tudo sobre a sazonalidade, o que é e como ela impacta no dia a dia do seu meio de hospedagem.

30 de junio de 2022

Afinal, tem momentos do ano que faltam acomodações para tantos hóspedes, já em outras épocas, a procura é bem menor, o que torna difícil equilibrar as contas. Mas o bom é que estando preparado é possível lidar com os efeitos da sazonalidade e manter uma boa ocupação mesmo fora da alta temporada.

Por isso, trouxemos este texto com estratégias para lidar com estas situações da melhor maneira possível.

Boa leitura!


Fatores que influenciam a sazonalidade, o que é preciso investigar e como começar

O primeiro passo para conseguir lidar com a sazonalidade é entender quais são os períodos de baixa e alta temporada do seu hotel. Para isso, é importante analisar a ocupação dos anos anteriores e identificar os fatores que levaram às mudanças.

Por exemplo: as datas comemorativas, feriados e férias são tradicionalmente os períodos que as pessoas costumam viajar a lazer, logo, é natural que os meios de hospedagem com este foco fiquem com a ocupação alta durante esta época e nos dias de semana a ocupação seja bem menor.

O clima do destino também influencia significativamente nos períodos de baixa e alta temporada. Um resort, hotel ou pousada que seja próximo ao litoral, têm mais procura durante o verão e primavera do que no outono e inverno.

Estes são apenas alguns exemplos de elementos que podem impactar na sazonalidade, o que é fundamental para você reconhecer dentro da sua realidade quais fatores podem ou não afetar as reservas.


A importância do planejamento antes dos períodos de baixa ocupação

Para você diminuir os efeitos negativos da sazonalidade no seu meio de hospedagem você precisa de um planejamento a longo prazo. Afinal, não adianta esperar que o hotel fique com pouca ocupação para tomar alguma ação, não é?

Assim, sabendo quais são os períodos de dificuldade, comece a planejar as estratégias de marketing e vendas e tome as ações necessárias com antecedência.

Por exemplo: se o seu empreendimento recebe famílias durante o verão, por que não criar um pacote especial de Dia das Mães para estimular as reservas em maio?

Mas para que esta estratégia tenha melhores resultados, o ideal é que o pacote comece a ser divulgado com pelo menos um mês e meio de antecedência.

Planejando as ações antes, a chance das sugestões que traremos a seguir trazerem bons frutos, será bem maior.


Estratégias para lidar com sazonalidade: o que é recomendável

A sazonalidade tem tanto efeitos positivos, quanto negativos. E é principalmente para os momentos de dificuldade, que trouxemos as estratégias a seguir.


Descubra quem é o seu público em cada temporada

Nem sempre o público que o seu empreendimento atende na alta temporada será o mesmo da baixa temporada. Por exemplo: se durante o verão a maioria dos hóspedes são famílias com filhos, durante o inverno pode ser o público da melhor idade.

A diferenciação é importante para otimizar as estratégias de comunicação, afinal cada persona na hotelaria tem hábitos e interesses diferentes. Entendendo melhor quais são as necessidades de cada público, você pode personalizar a comunicação.

Pois, ao conhecer melhor os clientes, isso auxiliará na promoção durante os períodos de baixa, o que é fundamental para aumentar o número de hóspedes.


Crie a sua própria demanda

Quando não há feriados prolongados ou fora do período de férias, uma tática é aproveitar datas especiais relacionadas ao seu meio de hospedagem e ao público. Exemplos:

  • Fazer uma promoção no aniversário do hotel ou no aniversário da cidade;
  • Criar pacotes temáticos como halloween, festa junina e primavera;
  • Estender comemorações como mês das mães, mês das crianças;
  • Incluir serviços adicionais no pacote como uma bebida cortesia.
  • São maneiras de atrair mais clientes e garantir o faturamento dos próximos meses.


Fidelizar os hóspedes

Uma forma de fazer com que os clientes se hospedem fora da alta temporada é buscar estratégias de fidelização como um programa de cashback com descontos para reservas futuras. Também descontos especiais e mimos como uma sobremesa cortesia no mês de aniversário são formas de atrair este hóspede.

Mas, para isso é fundamental manter um relacionamento com o hóspede antes, durante e principalmente depois da hospedagem, para que ele se lembre do seu estabelecimento para sua próxima estadia.

Neste sentido, ter uma ferramenta que reúne as informações dos clientes e permite uma comunicação automatizada é fundamental. Aqui na Tribuzana, o que nós utilizamos e indicamos para os nossos clientes é o RD Station Marketing, uma plataforma de automação de marketing e vendas, para conhecer melhor clique aqui.


Aplicar preços diferentes durante o ano

Outra estratégia é ajustar os valores das diárias conforme a sazonalidade, o que é importante para manter as taxas de ocupação saudáveis durante o ano.

Então, se durante uma época específica do ano a demanda é maior, os valores também serão maiores. Já em períodos de baixa ocupação, os preços tendem a ser menores para atrair mais hóspedes.

O mesmo vale para os dias da semana. Se há mais procura durante os finais de semana, as tarifas devem ser mais altas do que de segunda a sexta.

Mas vale destacar que nem sempre só o preço diferenciado será atrativo o suficiente para que o cliente se hospede com você durante a semana. Por isso é fundamental pensar em outros incentivos como uma programação exclusiva ou early check-in e late check-out.


Fazer parcerias com atrativos próximos e eventos

A última dica que trazemos para combater a sazonalidade, é construir parcerias com atrativos da sua cidade como parques, museus e agências de turismo. Assim você pode obter descontos em ingressos, promoções especiais, etc.

Também, aproveite os eventos culturais que acontecem todo o ano na sua região como festivais de teatro e música, para atrair novos hóspedes.

Desta maneira você terá mais estímulos para que os clientes reservem fora da temporada.


Fonte: Tribuzana

Comparte tu opinión, dejanos tu comentario

Los comentarios publicados son de exclusiva responsabilidad de sus autores y las consecuencias derivadas de ellos pueden ser pasibles de sanciones legales.