Brasil

Brasil

Como aumentar as reservas diretas do seu hotel em 4 passos

Com o impacto que o COVID-19 trouxe para o mundo, e especialmente para o setor hoteleiro, é fundamental que os hotéis adotem estratégias de venda que contemplem um mix de canais, e a venda direta ganha protagonismo. Para isso, é importante que os hotéis entendam como obter mais vendas diretas, aumentando sua receita de hospedagem e melhorando a distribuição hoteleira. Nesse artigo, veremos os passos necessários para concretizar essa estratégia.

22 de marzo de 2023

Passo 1 - Usufrua de um motor de reservas para hotelaria

O primeiro passo para obter mais reservas diretas é usufruir de um motor de reservas e website para hotelaria. O motor de reservas (ou Booking Engine, em inglês) transforma o seu website em um poderoso ecommerce.

Sabemos que o site é um local certeiro no hall de pesquisas de qualquer viajante que busca mais informações e detalhes sobre o hotel, como fotos, descritivos, serviços, etc.

Transformar o seu site em um e-commerce hoteleiro, aumenta a chance de converter mais hóspedes, e aumentar sua receita. Outro ponto importante é possuir um site responsivo e bem desenvolvido, criando uma solução de acesso pratico ao usuário por desktop, tablet ou celular.

Isso oferece aos hóspedes acesso rápido e fácil às informações adicionais sobre o hotel. É essencial que o site seja intuitivo e contenha imagens de alta qualidade, detalhes dos quartos e dos serviços oferecidos, preços e ofertas promocionais, entre outras informações.

Além disso, o uso do motor de reservas oferece a oportunidade de atingir o público diretamente, conhecendo e identificando o perfil, necessidades, desejos, e com isso criar e gerenciar cupons e ofertas de desconto, pacotes exclusivos, disponibilizando tarifário e inventario de forma simples e prática.

Portanto as vendas diretas são? mais rentáveis, já que não pressupõem comissões pagas a terceiros e você não corre o risco de duplicar reservas ou cometer erros manuais, já que a solução se conecta ao Gestor de Canais (Channel Manager) e integrando ao PMS.


Passo 2 - Transforme reservas offline em online

O segundo passo para obter mais reservas diretas é transformar as reservas offline em online. Isso significa que o hotel deve aderir a um sistema de reservas 100% online, ou seja, que transforme cotações e pedidos de orçamento vindos por diferentes canais como e-mail, WhatsApp, telefone, transformando a experiência do cliente, garantindo um processo fluído e mais assertivo.

Com soluções como a Central de Reservas, em que o hóspede recebe links de pagamento e cotação de forma online, tornando viável do mesmo realizar suas próprias reservas de forma rápida, fácil e segura, otimizando o processo do time responsável.

Você aumenta a performance da equipe, digitalizando o processo e diminuindo os erros manuais, além de aumentar a conversão.


Passo 3 - Automação de atendimento humanizado

O terceiro passo para obter mais reservas diretas é utilizar a automação de atendimento humanizado para comunicar-se com os hóspedes. Os sistemas de resposta automática permitem que os hotéis respondam rapidamente a quaisquer perguntas feitas por meio de canais de mídia social, e-mails ou WhatsApp.

Além disso, o uso de chatbots também é uma excelente forma de obter mais reservas diretas. Os chatbots podem fornecer informações precisas e respostas rápidas a quaisquer perguntas dos hóspedes. Eles também podem responder a perguntas básicas sobre o hotel, disponibilidade de quartos, preços, promoções e outras informações, otimizando o tempo da equipe, além de ser integrado ao motor de reservas, potencializando a venda.


Passo 4 - Automatize o seu marketing

O CRM da Omnibees veio para revolucionar o modo como os hoteleiros tratam seus hóspedes, através da automação do marketing. A ferramenta oferece uma plataforma que conecta os hóspedes com o hotel em todos os momentos importantes de sua jornada de cliente, desde o momento da pesquisa/reserva até após sua partida. (check-out)

Através dessa solução é possível enviar e-mails, SMS e mensagens no WhatsApp diretamente para os hóspedes, tudo automatizado e com bastante eficiência. Os hóspedes serão impactados em trilhas de comunicação de acordo com a sua necessidade, gerando engajamento e fidelizando o hóspede.

Agora que você conhece os passos necessários para obter mais reservas diretas, é hora de colocá-los em prática. A adoção de recursos para aumentar a conversão das vendas é essencial para o sucesso de um hotel.


Fonte: Omnibees