Gestão

Gestão

3 maneiras de ser sustentável no seu hotel ou pousada

Saiba como trazer sustentabilidade para a gestão do seu hotel. Conheça 3 procedimentos que podem reduzir o impacto das ações humanas no meio ambiente!

25 de mayo de 2022

Ser sustentável se tornou uma verdadeira obsessão do mercado. Não se trata apenas de uma estratégia de marketing feita para elevar a experiência do cliente, estamos falando sobre o futuro de nosso planeta e o impacto que as atividades corporativas possuem sobre ele.

A sustentabilidade ganhou mais força devido à sua importância e urgência. A cada dia que passa, nosso planeta recebe a carga da existência humana e suas atividades, e o que puder ser feito para reduzir esse impacto deve ser feito.

A hotelaria é um ramo de atividade que aborda o tema da sustentabilidade há algum tempo e a insere dentro do seu modelo de gestão. Não é de hoje que hóspedes encontram em seus quartos comunicações sobre as trocas das toalhas e dos lençóis, por exemplo.

Porém é preciso ir além e traçar outras ações que sejam capazes de reduzir o impacto da atividade do hotel sobre o ambiente.

Por isso separamos 3 procedimentos de sustentabilidade que um hotel ou pousada pode adotar para otimizar ainda mais sua relação com o meio ambiente. Confira!


3 métodos de sustentabilidade para adotar no seu hotel ou pousada

1 - Mudanças no sistema de energia

Muitas pessoas dizem que a energia elétrica no Brasil é limpa, já que a grande parte dela é gerada em hidrelétricas. Sem dúvida, a energia gerada nas usinas hidrelétricas é menos poluente que a gerada por usinas a carvão. Porém, há todo o impacto ambiental causado pelas barragens, que alagam regiões imensas e desequilibram o ecossistema local.

Para reduzir os impactos e promover a sustentabilidade, o hotel precisa pensar em dois pontos: economia e fontes sustentáveis de energia.


Economia

Em termos de economia, existem alguns procedimentos básicos, como trocar as lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED e instalar sensores de movimento. Mas é possível ir além, e para isso basta um pouco de análise.

O hotel pode analisar seus equipamentos eletrônicos e viabilizar a troca deles por modelos mais novos e econômicos. Isso se aplica tanto aos quartos (geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, chuveiros, ferros e secadores de cabelo) quanto às áreas internas (cozinha e lavanderia).

Em alguns casos, um investimento na troca dos equipamentos pode se mostrar uma boa saída para reduzir o valor da conta.


Fontes sustentáveis de energia

Já em relação às fontes alternativas de energia, uma boa solução é utilizar aquecedores solares. Eles podem ser utilizados de diversas formas, sendo possível dedicar a energia deles para setores que gastam mais.

A troca de chuveiros elétricos por um sistema de aquecimento a gás também é uma outra alternativa eficaz para diminuir o uso da energia elétrica.

Outro procedimento que pode ser colocado em prática para diminuir o consumo de energia é isolar andares ou setores do hotel/pousada durante a baixa temporada.

Alguns hotéis ainda espalham seus hóspedes por diversos andares para dar a impressão de que a movimentação está alta. Isso pode até "enganar" seus hóspedes, mas traz mais trabalho para as equipes de manutenção e faz com que dispositivos elétricos fiquem ligados sem necessidade.

Em tempos de baixa temporada, vale concentrar as reservas em alguns andares e isolar determinados pavimentos. Assim, é possível desligar o sistema elétrico daquele setor e economizar ainda mais.


2 - Aproveitamento da água da chuva

As recentes crises hídricas que assolaram o país ligaram um sinal de alerta para uma população que sempre ouviu falar da abundância de água em solo brasileiro. Diante de um cenário de escassez, muitas empresas e famílias passaram a armazenar a água da chuva para utilizá-las nas tarefas domésticas, como limpar o chão e regar as plantas.

Essas mesmas técnicas também podem ser adotadas pelos hotéis. Para isso, basta instalar cisternas e sistemas de captação de água pluvial. Mesmo que essa atitude demande um investimento e mudanças na infraestrutura, o uso de água de chuva vai se tornar cada vez mais comum e necessário, principalmente se os racionamentos voltarem a acontecer.

Hotéis que possuem um bom espaço livre para a instalação das cisternas conseguem captar um bom volume de água, principalmente durante o verão. Essa água reutilizada é limpa e bastante útil, portanto, nada de deixá-la ir ralo abaixo!


3 - Estimular a produção alimentícia local e reutilizar sobras

Muitos setores de compra de hotéis facilitam suas rotinas comprando sempre nos mesmos supermercados e fornecedores. Não há problema nenhum em manter fornecedores fixos e firmar parcerias, porém, quando o assunto é alimentação, existe uma forma de reduzir os impactos e deixar a comida ainda melhor.

Confiar nos produtores locais - principalmente naqueles que cultivam alimentos orgânicos - é uma forma de trazer mais retorno para a sociedade e garantir que os alimentos consumidos no hotel tem procedência em lavouras mais sustentáveis do que as grandes monoculturas do agronegócio.

Essas lavouras voltadas para a indústria de alimentos utilizam sementes transgênicas, aplicam defensores agrícolas e possuem um processo de crescimento dos alimentos voltado para a lucratividade e não o sabor. Escolher um produtor local é a chance de encontrar alimentos cultivados de maneira mais sustentável e que são mais saborosos.

Além da mudança no fornecimento, o hotel pode destinar os resíduos da cozinha para uma composteira, onde esses restos podem ser aproveitados para adubar as plantas do local.

Além da reutilização das sobras na composteira, é possível criar "menus sustentáveis", que são facilmente encontrados na internet e ensinam saborosas receitas a partir de ingredientes que seriam descartados.


Essas são apenas algumas atitudes inovadoras e sustentáveis que o hotel pode colocar em prática para reduzir seu impacto ambiental.

Lembre-se sempre que contribuir para a saúde de nosso planeta é uma atitude fundamental para nosso futuro, e que também é muito apreciada pelos clientes, que passam a enxergar ainda mais compromisso do hotel com o meio social em que se encontra!

Fonte: New Hotel