Marketing

Marketing

14 dicas de marketing hoteleiro

O marketing digital para hotelaria tem crescido cada vez mais no cenário atual.

1 de febrero de 2022

Investir em ferramentas digitais para impulsionar o crescimento de sua empresa, e com isso, garantir seu espaço no meio virtual e facilitar seu relacionamento com seus possíveis clientes e antigos hóspedes. São algumas das inúmeras vantagens que investir em um plano de marketing hoteleiro podem trazer para seu meio de hospedagem.

Neste post você irá encontrar as principais dicas que precisa levar em conta quando for adotar as estratégias de marketing que irá planejar e executar em sua pousada ou hotel.


Saiba quem é seu público

Conhecer seu público lhe trará diversas vantagens na hora de executar seu planejamento de marketing. Ao analisar qual o público deve ser seu principal foco (persona), você consegue trabalhar a melhor linguagem para seu leitor e personalizar seus conteúdos de e-mail marketing, redes sociais e post blogs.

É importante lembrar que você pode ter mais de um público, então não foque toda a sua estratégia em apenas um. Reconhecer seus principais públicos, serve para saber para quem você deve oferecer os serviços utilizando uma segmentação mais eficiente para cada ação realizada.


Tenha um planejamento adequado para cada época do ano

Uma das bases do marketing é planejar. Tenha uma visão do futuro de seu meio de hospedagem. Veja como o mercado está se desenhando e crie o seu planejamento, seja ele de curto, médio ou longo prazo. O ideal é sempre pensar no futuro, então pense nas estratégias para a próxima alta temporada. E já comece pensar nas ações para a baixa temporada que vem logo em seguida.

Não tenha medo de errar ou ter que alterar seu planejamento. Isso pode acontecer as vezes, afinal de contas, este é um mercado que pode mudar o cenário rapidamente e se adaptar é essencial para o sucesso.

Esses planejamentos tanto devem ser revisados e talvez alterados, que em cenários de crise ou de instabilidade econômica, é necessário que haja uma revisão completa dos próximos planejamentos. Para saber mais sobre como agir em momentos de crise, leia nosso outro post sobre: Como minimizar os impactos da crise na hotelaria.


Utilize os canais corretos da forma correta

É interessante que seu planejamento utilize diversos canais de comunicação, e com isso, formatos de conteúdos diferentes. Investir todo o seu tempo em apenas um canal de comunicação pode não ser a melhor estratégia, mas ao mesmo tempo, não ter periodicidade de publicação de conteúdo em diversos canais, também não trará bons resultados.

Você deve identificar quais os canais mais se adequam as suas estratégias e onde seu público mais está presente. Para hotéis e pousadas, trabalhar com canais que possibilitam o uso de imagens e interações com o público, são grandes diferenciais. Mas não esqueça do blog da sua empresa, dos e-mails de contato, entre outros.


Interaja com seu público

Nesse tópico as redes sociais de seu hotel vêm bem a calhar no marketing hoteleiro. A interação instantânea que você tem com seus seguidores nas redes sociais é uma grande aliada na hora de fidelizar seus hóspedes.

Monte enquetes, faça perguntas, busque as mais variadas formas para chamar atenção do leitor e conseguir um minuto do tempo dele. No final das contas, fazer com que a marca de seu hotel ou pousada se perpetue é essencial no marketing de hotelaria. E não se esqueça de responder a todas as perguntas e pedidos realizados nas redes sociais, isso faz total diferença.


Nunca se esqueça da sua base de contatos

Quando pensamos na base de contatos, o que deve vir a cabeça é a lista de e-mails conquistada do hotel (nunca compre listas de e-mails de terceiros). Com essa lista você irá manter um contato mais pessoal com seu hóspede, mesmo com a distância. Envie e-mails com promoções, ofertas e pacotes especiais, mas não esqueça de utilizar esse canal para informar o cliente, seja das notícias da cidade em que você está localizado ou os novos serviços oferecidos pelo hotel que esse cliente não experimentou em sua última visita.

A segmentação é importante nesse caso. Segmente seus contatos em vários grupos, assim esse contato que já era mais direto, se torna mais pessoal também. Esse trabalho de contato com a sua base de clientes é extremamente importante também num momento pós venda.


Promova conteúdo: Converta leitores para possíveis clientes

No seu plano de marketing hoteleiro você deve ter a criação de conteúdo como uma das principais ferramentas. Acima de tudo, seus conteúdos devem chamar a atenção do leitor e distribuídos ou divulgados em outros canais que façam parte da estratégia. O objetivo por trás do conteúdo é conseguir transformar seus leitores em leads e consequentemente, transformar esse lead em clientes recorrentes

Não esqueça de produzir conteúdo que possa ser informativo e que leve o leitor do blog do hotel para o site. Neste caso, é essencial utilizar os CTA's e links internos para direcionar o leitor direto para o motor de vendas.


Marketing hoteleiro: Cuide do seu motor de reservas

Seu motor de reservas é uma ferramenta essencial na venda direta de seus serviços. Por isso, cuidar dele e o manter atualizado pode significar o sucesso das vendas do seu hotel ou pousada. Por isso, fique sempre atento nos preços, pacotes, nas imagens disponíveis e dos serviços que seu hotel oferece. Todas essas informações devem ser coerentes com seus serviços e o mais atualizadas possíveis em sua plataforma online.


Atenção especial para as levantadas de mão

As chamadas "levantadas de mão" acontecem quando o leitor se oferece para receber seus conteúdos, essas ações acontecem quando seu leitor fornece o próprio e-mail para contato, seja por assinar um newsletter, por baixar um E-book ou por solicitar disponibilidade. Você deve analisar essa situação como se esse possível cliente levantasse a mão e pedisse um momento da sua atenção. Por isso, é importante colocar esse futuro provável cliente em sua automação para receber conteúdos dedicados a ele.


Não deixe as redes sociais de lado

As redes sociais são grandes aliadas para o marketing hoteleiro, utilize elas com consciência e cada uma da maneira correta. Além de permitir um contato mais próximo com seu seguidor, as redes sociais permitem que você meça o engajamento do seu público e divulgue conteúdos lançados em outras plataformas.

Você deve variar o conteúdo de suas redes sociais de acordo com os canais. Algumas vezes terá um foco maior em imagens, como é o caso do Instagram, o Youtube já pede um conteúdo em vídeo e assim por diante.


Sua base de clientes deve ter prioridade nas promoções e ofertas

Como já dito anteriormente, a sua base de clientes é essencial para o envio de ofertas e promoções. Priorize mandar os novos pacotes de hospedagem para eles. Em geral, a aceitação costuma ser maior quando o cliente já se hospedou pelo menos uma vez em seu hotel ou pousada, e já conhece as qualidades dos serviços prestados.


Invista em tecnologia: Conheça os chatbots

Com a evolução da tecnologia, várias novas ferramentas que facilitam nossa vida foram criadas. Os chatbots entraram para o mundo da hotelaria para facilitar as coisas e reduzir alguns custos.

Essa ferramenta tem a função de responder automaticamente perguntas feitas em seu site ou em redes sociais. O objetivo em utilizar os chatbots é reduzir o tempo de resposta das dúvidas e mensagens online, com respostas mais rápidas e 24 horas por dia, seu atendimento será mais ágil e aumentará a taxa de aceitação. Mas pense sempre em usar chatbots que seja específico para o mercado hoteleiro.


Crie laços com a comunidade local para aprimorar seu marketing hoteleiro

Se relacionar com a comunidade em que você está inserido é inevitável. Você irá pagar seus impostos e ajudar sua cidade. Mas além disso, tente se relacionar com as outras empresas da cidade e crie um espírito de parceria. Essas boas práticas impulsionam seu negócio e a visão da comunidade em relação ao seu meio de hospedagem.


Esteja a frente nas estratégias de marketing hoteleiro

Montar as estratégias mais simples podem facilitar o seu planejamento, mas é muito importante sempre tentar inovar em suas ações. Busque estar um passo a frente não só de sua concorrência, mas sim de todo o mercado. Nesses casos inovação pode significar o sucesso de suas ações online. É sempre bom manter-se atento ao mercado hoteleiro em que você está situado, veja o que a empresa vizinha está fazendo e o que você pode oferecer de melhor.


Conte com auxílio de especialistas em marketing hoteleiro

Algumas empresas de marketing são especialistas em marketing hoteleiro e estão sempre a frente e ligados nas novas tendências do mercado, além de vivenciar as dores e necessidades no dia a dia da agência. Contar com a ajuda dessas empresas, mesmo que apenas para criar o seu planejamento, pode fazer uma grande diferença na criação das suas estratégias.

Não olhe para as empresas de marketing com um custo extra para seu hotel, é importante analisar como um investimento para o futuro de sua empresa. O grande objetivo é sempre trazer resultados reais de presença digital e com conteúdo de qualidade para seu meio de hospedagem.


Dúvidas frequentes

Confira a seguir algumas das dúvidas de nossos clientes sobre estratégias de marketing hoteleiro.


Qual a importância da persona para o marketing hoteleiro?

Definir a persona para seu hotel ou pousada é uma das peças fundamentais de qualquer estratégia de marketing. Com sua persona definida você consegue voltar suas ações e campanhas para um público específico e melhorar o rendimento delas.

As principais vantagens de definir o cliente ideal para seu meio de hospedagem é a melhor adequação da linguagem nas publicações e a criação de conteúdos personalizados para uma comunicação mais direta com seus hóspedes.


Porque criar conteúdo para engajamento no meio hoteleiro?

Os conteúdos criados por você para gerar engajamento e relacionamento devem estar a frente nas estratégias de marketing hoteleiro. Principalmente quando utilizados em diversos canais, os conteúdos são ótimas formas de ampliar o alcance de seu hotel ou pousada.

O segredo por trás da criação de conteúdo é o engajamento de seus clientes. O objetivo é transformar seus leitores em futuros hóspedes recorrentes. A utilização do link building nesse caso é inevitável.


Quais os benefícios de segmentar clientes para o marketing hoteleiro?

Segmentar seus contatos da base de e-mails é uma ótima forma de entrar em contato de uma maneira personalizada com seus clientes. utilizando uma segmentação correta, a comunicação deixa de ser mais vaga e impessoal e se torna mais íntima. O importante é trazer seu cliente para perto e demonstrar a importância que ele tem para seu meio de hospedagem.


Os chatbots podem ajudar na hotelaria?

Os Chatbots são ferramentas que diminuem o tempo de resposta da pergunta de seus clientes em suas plataformas digitais. Ao utilizar um Chatbot, as respostas se tornam instantâneas, essa ação melhora a impressão que seus clientes tem de sua empresa, já que com a internet, as respostas rápidas se tornaram imprescindíveis para o sucesso de suas vendas.

Para a hotelaria, o uso de Chatbots tem se tornado mais necessário, já que cada vez mais clientes entram em contato para tirar dúvidas. Com respostas eficazes, um cliente pode se demonstrar mais satisfeito, aumentando a taxa de conversões.


Quais as principais estratégias de marketing hoteleiro?

  • Conheça seu público;
  • Tenha um planejamento adequado para cada época do ano;
  • Utilize os canais corretos da forma correta;
  • Interaja com seu público;
  • Nunca se esqueça da sua base de contatos;
  • Promova conteúdo: Converta leitores para possíveis clientes;
  • Marketing hoteleiro: Cuide do seu motor de reservas;
  • Atenção especial para as levantadas de mão;
  • Não deixe as redes sociais de lado;
  • Sua base de clientes deve ter prioridade nas promoções e ofertas;
  • Invista em tecnologia: Conheça os chatbots;
  • Crie laços com a comunidade local para aprimorar seu marketing hoteleiro;
  • Esteja a frente nas estratégias de marketing hoteleiro;
  • Conte com auxílio de especialistas em marketing hoteleiro.


Agora que você já sabe as vantagens de implementar o marketing hoteleiro em seu meio de hospedagem, você deve começar imediatamente a pensar nas suas próximas ações. Se você está procurando ajuda de especialistas em marketing hoteleiro, entre em contato com a Tribuzana marketing digital e alcance os melhores resultados em marketing e vendas para o seu negócio.


Fonte: Tribuzana