Geral

Geral

Cinco passos para ter uma equipe de alta performance para hotéis

Investir no desempenho de um time é muito importante em qualquer setor. Na hotelaria, contar com uma equipe de alta performance é ainda mais significativo, pois garantir um serviço de qualidade ao hóspede depende diretamente do desempenho de cada colaborador.

14 de diciembre de 2021

Investir no desempenho de um time é muito importante em qualquer setor. Na hotelaria, contar com uma equipe de alta performance é ainda mais significativo, pois garantir um serviço de qualidade ao hóspede depende diretamente do desempenho de cada colaborador.

Dito isso, é preciso entender que montar uma equipe de alta performance requer muita dedicação, e, neste artigo, listamos cinco pontos importantes para sua gestão hoteleira considerar nesse processo. Veja a seguir:

1.Defina um processo seletivo humanizado

Tudo começa na admissão dos funcionários. Não se trata apenas de pessoas com competências básicas, mas também de profissionais que se comportem de forma correta e terem uma visão consistente com a empresa.

Por isso, defina previamente o perfil ideal e uma política clara de remuneração, recrutamento, seleção e treinamento que, preferencialmente, garantam o aproveitamento dos melhores profissionais disponíveis no mercado.

2. Planeje um treinamento formal

Este é um fator importante, mas pode ser ainda mais importante considerando o capital humano disponível em sua área. Quanto mais baixas forem as habilidades, maior será a necessidade de treinamento.

Além disso, o treinamento precisa orientar os colaboradores a implementar processos que, inclusive, têm impacto no turnover. Portanto, as atividades diárias devem ser definidas com antecedência. Por exemplo, cada etapa de check-in deve ser descrita, treinada e retreinada em ordem cronológica.

É interessante encontrar profissionais com bom conhecimento técnico e experiência de mercado. No entanto, se você optar por treinar sua equipe, a Omnibees Academy oferece cursos profissionais de hotelaria para aumentar as vendas de hotéis, inteligência de mercado para tomar as melhores decisões e conteúdo relacionado, bem como as melhores práticas e técnicas de vendas, distribuição e marketing de hotéis.

3. Conte com um líder eficiente na equipe

Liderança é, basicamente, confiança e educação pelo exemplo. Os colaboradores precisam confiar que podem contar com a ajuda da gerência e que, mesmo quando ela aponta falhas, está contribuindo para o desenvolvimento profissional de cada um e para o sucesso do negócio. Um verdadeiro líder é alguém que pode fazer com que a equipe se comprometa com um objetivo comum

4. Envolva a equipe em torno de um objetivo

Não basta apenas fortalecer a missão, os valores e a visão de uma empresa. Por exemplo, para proporcionar aos hóspedes uma acomodação relaxante, confortável, acolhedora e vibrante.

Entender e integrar objetivos pode unir a equipe e criar sinergia entre os funcionários. Além disso, serve de parâmetro para cada tarefa realizada que não tenha sido prevista ou plenamente compreendida em seus detalhes. É assim que você cria uma visão estratégica em sua equipe.

5. Incentive os colaboradores

Se você não tem motivação, todas as medidas que recomendamos são inúteis. Além de promover encontros motivacionais, sempre que possível, preste

atenção para que os colaboradores tenham uma perspectiva de desenvolvimento profissional.

Além disso, sempre que os funcionários apresentarem bom desempenho, tente valorizá-los através de incentivos, recompensas e elogios.

Com apoio ao aperfeiçoamento, o funcionário pode "vislumbrar" uma área diferente a qual exerce, sendo o hotel um espaço que da chances de crescimento. Como por exemplo: Um recepcionista poderia desejar ir para área de reservas, um bartender, poderia desejar assumir o bar ou a cozinha do hotel....

Se uma equipe estiver envolvida e motivada, será mais fácil absorver e participar do processo, onde as regras do jogo precisam estar claras para toda a equipe.

Fonte: Omnibees