Marketing

Marketing

Como aumentar a taxa de conversão de e-mail marketing na hotelaria

Embora as redes sociais e outros canais de marketing venham se mostrando eficazes para o setor hoteleiro, os hotéis obtêm maior sucesso ao se comunicarem com os consumidores via e-mails.

8 de agosto de 2022

Esse canal de marketing é de fato mais adequado para hotéis, mas adotá-lo não é um processo fácil. Por exemplo, o site do seu hotel pode receber excesso de tráfego devido ao e-mail marketing, mas sofrer com a baixa taxa de conversão desses e-mails.

Assim, a otimização da sua estratégia de marketing permitirá que as campanhas publicitárias tenham maior custo-benefício. Por isso, neste artigo falaremos sobre o que fazer para melhorar a taxa de conversão do e-mail marketing na hotelaria.

Não perca: aumente sua receita com a integração de e-mail omnichannel da Asksuite. Visite a página oficial para descobrir todas as vantagens:


A taxa de conversão de e-mail marketing na hotelaria explicada

A taxa de conversão é a porcentagem da receita obtida por meio de uma campanha de marketing. Ela calcula os custos de publicidade subtraídos do total de ganhos e da receita gerada pelo hotel.

A taxa de conversão de e-mail marketing na hotelaria deve ser sempre maior do que o dinheiro e os recursos investidos em uma campanha.

Se o número for menor, você pode estar perdendo dinheiro com esse canal de marketing. Mas, quando a estratégia de e-mail marketing do hotel é desenvolvida corretamente, as taxas de conversão aumentam.

Os hotéis podem ganhar muito usando e-mails segmentados; eles podem, por exemplo, aumentar tráfego, taxa de clique, taxa de abertura, qualificação de leads, taxas de conversão, receita, etc. Já foi comprovado por relatórios que um sistema de e-mail marketing segmentado pode ajudar a aumentar as taxas de conversão de hotéis em até 73%.


O que são e-mails segmentados?

Basicamente, e-mails segmentados são mensagens categorizadas com um foco específico. Elas podem visar grupos menores ou diferentes tipos de assinantes de e-mail, bem como categorias de campanha.

Por exemplo, um tipo de segmentação de público no e-mail para marketing hoteleiro seria o de novos membros. O e-mail segmentado pode oferecer aos novos clientes ofertas e promoções exclusivas para sua primeira reserva.

E-mails segmentados permitem que você forneça conteúdo relevante e especificamente selecionado para sua lista de e-mails. Essa tática ajudará você a não confundir ou incomodar toda a sua base de consumidores.

As mensagens segmentadas são o tipo perfeito de e-mail marketing para as necessidades do hotel.


Como usar e-mails segmentados e gerar relevância

Agora que você sabe o que são e-mails segmentados, vamos ver como utilizá-los. O equilíbrio é fundamental em relação a cada categoria de e-mail segmentado.

Não crie muitos segmentos, pois isso atrapalha a definição da estratégia de e-mail. Atenha-se a alguns grupos que podem ser usados por longos períodos.

Algumas ideias para trabalhar no marketing do seu hotel incluem: ofertas para clientes habitués, viajantes de primeira viagem e também para quem é da área.

Para obter os dados do cliente, você pode rastreá-los em seu site. A coleta de informações a partir de cookies, pesquisas e contas te darão insights preciosos. Esses insights permitem que você decida quais e-mails segmentados devem ser enviados para assinantes específicos na lista de contatos do seu hotel.


E-mails segmentados e Inteligência Artificial

Esse processo de segmentação pode ser facilmente realizado por um software de Inteligência Artificial (IA). Uma vez que a IA é programada, pode avaliar quais e-mails são mais adequados para cada assinante.

Após analisar os dados de e-mail marketing do seu hotel, você também pode determinar quais categorias de segmentação criar. Esta etapa é crucial para gerar relevância e ter domínio sobre sua estratégia e abordagem de segmentação de e-mails.


E-mails de follow-up

Depois de realizar uma campanha de e-mail e seguir a estratégia de segmentação, é hora de enviar e-mails de follow up.

E-mails de follow up são importantes porque desempenham um papel estratégico na qualidade do atendimento ao cliente. Esses e-mails atualizam os clientes sobre as novidades e fazem com que eles se sintam lembrados e apreciados. Também incentivam os clientes a reservar um quarto de hotel em sua propriedade no futuro.

E-mails de follow up também têm outros fatores positivos, como avaliações 5 estrelas, uma reputação forte e o aumento nas taxas de conversão. Ofereça aos hóspedes a oportunidade de dar feedback após a estadia


E-mails automatizados para novos assinantes e mensagens pré-chegada

Quando um cliente se inscreve na sua lista de e-mail após ver as ofertas no site do seu hotel, ele deveria receber um e-mail automático imediatamente.

Esses e-mails instantâneos ajudam a informar aos novos hóspedes sobre o que seu hotel tem a oferecer. Embora eles possam ter visto seu website, um e-mail automatizado pode ajudar a dar ainda mais informações e opções aos hóspedes.

Essa impressão inicial é a base para construir relacionamentos de longo prazo com a lista de assinantes de e-mail do seu hotel. Assim como os e-mails automatizados para novos assinantes, também é útil enviá-los após a visita de um hóspede.

O último tipo de e-mail automático que você deve enviar aos hóspedes do hotel é logo antes da estadia. Esse tipo de e-mail é quase sempre o de melhor desempenho em termos de receita. Isso ocorre porque os visitantes querem saber todos os detalhes sobre a estadia em seu hotel.

Como a maioria dos hóspedes terá esse pensamento, eles provavelmente clicarão no e-mail automatizado, gerando mais tráfego a partir dos e-mails. Mensagens automatizadas são perfeitas para serem usadas em campanhas de e-mail marketing segmentadas.


Venda extras antes da chegada dos hóspedes

Nos seus e-mails de automação, você pode incluir outras ofertas para os hóspedes. Afinal, alguns deles desejam mais comodidade durante a estadia em seu hotel.

Isso inclui um upgrade de quarto, acesso a mais opções de alimentação e estacionamento VIP. Esse método permitirá que você aumente a receita e faça o e-mail marketing do hotel valer o investimento.


Sua taxa de conversão de e-mail marketing na hotelaria

Essas práticas eficazes que apontamos ao longo do texto ajudarão você a aumentar sua taxa de conversão de e-mail marketing ao longo do tempo.

Mas fique atento: é importante valorizar seus clientes acima de tudo. Quanto melhor você tratar seus clientes, maior a probabilidade de eles reservarem um quarto em seu hotel.

Ofereça a todos os hóspedes ofertas e promoções para convencê-los a apoiar o seu negócio. Essas ofertas ajudarão a manter a fidelidade do cliente e resultarão em hóspedes recorrentes.

E-mails segmentados especificamente para certos tipos de clientes também podem ajudar você a ter sucesso. Esses métodos aumentam as taxas de conversão de email marketing do seu hotel porque trabalham para gerar mais vendas e melhor desempenho a longo prazo.


Fonte: Asksuite

Comparte tu opinión, dejanos tu comentario

Los comentarios publicados son de exclusiva responsabilidad de sus autores y las consecuencias derivadas de ellos pueden ser pasibles de sanciones legales.